sábado, 14 de agosto de 2010

Tudo com vento


Por Júlio Dias (no blog pLuft!)

Três amigos, três destinos, três histórias diferentes, três mentes e um só sonho: revolucionar!
Começo assim o texto verídico da vida de três pessoas que, sem medo de ousar, investiram suor e sangue para levar cultura e arte aos cidadãos de sua cidade natal, que tanto amam.

O culpado, vamos dizer assim, é o vento!

Foi ele que de uma forma natural, criou um uníssono perfeito entre coração, alma e sentimento nesses camaradas.

Antes, cada um do seu lado. Oposição? Situação? Talvez.

E isso hoje não mais importa.

Hoje, amigos, camaradas, irmãos, lutadores, gladiadores, sonhadores.

E é esse o cerne do Clube do Trem: a amizade. Que une artistas e pessoas com um mesmo ideal, que transforma oposição e situação em canção, que idealiza e cria, incentiva, determina, apresenta, dança, encena, sorri, balança, entrevista, escreve, “poetifica”, ratifica, retifica, se desculpa, se entende e põe na massa, as mãos para, de novo, voltar ao ciclo.

Foi à partir de três que tornamo-nos milhares!

Milhares de canções, poesias, pinturas, fotos, notas, gritos e grilos, lágrimas e sorrisos, Ditos e Antônios, Celsos e sonhos. Varais, casais, solteiros, sozinhos, tomados, extasiados, úteis, pegando carona na ferrugem do trem cultural que começara a se lapidar!

Sol e vento!
Lua e vento!
Tudo com vento!
Tudo para o vento de pessoas que viram e virão!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ventos históricos

Por JGeraldo


Domingo, 01 de agosto 2010: dia histórico em Paraisópolis. A arte harmonizou-se com a praça, com o vento e com todos moradores da cidade que saíram de suas casas movidos pelas "vozes da ventania".

O "É Vento na Praça" - evento cultural planejado e executado pelo Clube do Trem - foi um sucesso do princípio ao fim e atraiu crianças, adolescentes, senhores, senhoras, moças, rapazes, pessoas de todas as classes sociais, religiões, bairros e posições políticas.

A música, a pintura, a poesia, (re) uniram a cidade (dividida nas últimas eleições), animaram a praça, estimularam o comércio, trouxeram vida e inspiração, emocionaram e atraíram, inclusive, pessoas de outras cidades como, por exemplo, a poeta Lila Gondim que veio de Gonçalves para prestigiar o “É Vento na Praça” e disse: - "preciso comentar que foi uma delícia! Não imaginava que seria daquela forma, transpirei poesia naquele calor humano, naquela mineirice tão à flor da pele".

Durante o “É Vento na Praça”, pessoas comentavam que “Paraíso precisa de mais atividades desta natureza”. Concordo e espero que a Prefeitura Municipal – em conjunto com o departamento responsável por Lazer, Turismo e Cultura - parta para a prática após este exemplo concreto do coletivo de artistas paraisopolenses Clube do Trem, que conseguiu fazer muito com parcos recursos.

Para se ter uma ideia o show do cantor Edson na OPIS que não teve mais de 2 horas de duração custou cerca de R$ 40 mil aos cofres públicos. Já o “É Vento na Praça” que ocorreu das 14h às 23h custou ao Clube do Trem R$ 2 mil, ou seja, 20 vezes menos.

A OPIS é a maior festa da cidade e atrai milhares de pessoas todos os anos. Não é Edson ou Gian & Giovani que trazem todo este público, mas sim o espírito de solidariedade que está (ou deveria estar) no âmago das Olimpíadas Paraisopolenses de Inverno e Solidariedade.

Com o dinheiro público pago ao "Edson e você" poderíamos ter 20 eventos nos moldes do "É Vento Na Praça". Cabe a população reivindicar o que acredita ser melhor para a cidade. Afinal quem paga os impostos e escolhe os governantes? A resposta é óbvia. A ação nem sempre.

Eventos de grande porte como a OPIS são vitais para a atração de turistas e aplicação prática do conceito de solidariedade.

Por outro lado, acontecimentos de menor porte como o “É Vento na Praça” são necessários para melhorar a qualidade de vida da população, além de desenvolverem e fortalecerem o cenário artístico-cultural local e regional. Por isso, podem (e devem) acontecer ao longo do ano todo, todos os anos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

É VENTO NA PRAÇA!

 
evento independente organizado pelo coletivo de artistas paraisopolenses
Clube do Trem


Arte Circense com Bruno
Música
.
.
Quarteto Instrumental: Maracangaia





pessoas legais




É VENTO NA PRAÇA!

poetas & poesia
.
.
Paranax & Benedito Carlos



Instalação Experiença A. de Paranax

Tenda Literária

Varal


É VENTO NA PRAÇA!

Esculturas do Dimas Tattoo



É VENTO NA PRAÇA!

Fotografias do Juarez Machado






O É VENTO NA PRAÇA teve:








com o



É VENTO NA PRAÇA

.
A Praça Coronel José Vieira ganhou arte e vida ...